Como fazer seu dinheiro render todos os meses





Você é daquela pessoa que consegue fazer o seu dinheiro render todos os meses ou é daquela que não sebe nem com o que gastou?

Estamos em um período muito difícil, onde pessoas estão ficando desempregadas, com o salário cortado pela metade, ou até mesmo sem renda.
Chegou a hora de parar e analisar como esta a sua situação financeira e se organizar.

Vou dar 5 dicas, ou atitudes, que eu tenho para economizar e conseguir fazer meu dinheiro render até o final do mês.


1. Me questionar quando vou gastar: Sempre que eu vou comprar alguma coisa eu me questiono se eu preciso ou não. Eu preciso comprar essa bolsa pela internet agora, sendo que nem estou saindo de casa?, eu preciso pedir comida o aplicativo, sendo que eu tenho comida em casa?. Quando você cria o habito de questionar se você precisa ou não alguma coisa, você consegue se controlar e não compra por impulso.

2. Listar todos os gastos: Faça uma lista de todos os seus gastos. Essa lista tem que ter os gastos fixos (alimentação, água, luz, etc) e os gastos variáveis (cartão de crédito, gasolina, farmácia, etc). Isso ajuda você a ter uma visão do que é necessário e do que é inútil nesse momento. Assim, você consegue controlar e entender para onde vai o seu dinheiro do mês.

3. Planejar os próximos 6 meses: Eu uso o Excel para me organizar e listar meus gastos mensais, e consigo visualizar se esta tudo dentro do meu orçamento. Sempre faço anotações dos próximos 6 meses, para conseguir me controlar com as compras parceladas. É dessa forma que me organizo com os meus gastos com o cartão de crédito, para não virar uma bola de neve. Isso também ajudou a me organizar para comprar meu carro à vista.

4. Sacrificar: Se você quer que seu dinheiro renda o mês inteiro, tem que sacrificar os supérfluos. Nesse período de crise não tem outro jeito.

5. Focar em um proposito: Antigamente o meu proposito era comprar meu carro à vista, e essas dicas me ajudaram a focar no que eu queria. Acredito que o proposito hoje seja economizar para sobreviver nesse período de crise. Foque nesse proposito. Se você não focar em um proposito, dificilmente você vai conseguir colocar em prática as outras dicas.



Para te ajudar a controlar sua vida financeira, eu vou deixar um link para você baixar a planilha que eu uso para me organizar todos os meses. É uma planilha bem simples e esta com todas as orientações para facilitar ainda mais. Clica aqui!



Espero ter ajudado de alguma forma com as dicas desse post. Se te ajudou ou você tem algo a mais para acrescentar, deixe aqui nos comentários. Compartilha com alguém que você conhece e precise ler essas dicas!







Beijos...😘

Nenhum comentário :

Postar um comentário