Papo Cabelo: Cronograma Capilar




Olá meninas! Tudo bem?






Antes de começar o post já aviso que não sou uma profissional especializada em cabelos, mas sou bem curiosa e muito cuidadosa com meus cabelos. Antigamente não era bem assim!

Com 16 anos pintei meu cabelo de ruivo, fiquei quase 2 anos com esse tom de cabelo e não tive problema nenhum. Mas enjoei, deixei crescer até o ombro e tirei toda a tinta. Depois disso fiquei anos sem colocar tinta no cabelo, até no começo de 2013 eu quis radicalizar e fiz luzes (tudo no salão, e a cabeleireira disse que aguentava!). Foi a pior besteira que eu fiz na vida! No começo ficou ótimo, só um pouco ressecado, mas a cada retoque meu cabelo começou a sofrer corte químico, ai começou meu desespero para recupera-lo. Em menos de 1 ano loira pintei de preto para conseguir cuidar melhor. Foi por todo esse sofrimento que conheci o Cronograma Capilar.




O Cronograma Capilar é uma rotina semanal de cuidados com os cabelos. Ele consiste em etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, que pode ser feito em casa com produtos específicos para cada etapa. Ele serve para você tratar seus cabelos de forma mais organizada, sem esquecer do que seu cabelo precisa, pois você faz todas as etapas necessárias. 



Na tabela mostra como é o Cronograma Capilar Oficial:

CRONOGRAMA CAPILAR (OFICIAL)
Semanas do Mês
1º Tratamento
2º Tratamento
3º Tratamento
1ª Semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
2ª Semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição
3ª Semana
Hidratação
Hidratação
Reconstrução
4ª Semana
Hidratação
Hidratação
Nutrição



Se você for começar a fazer o Cronograma eu aconselho você a começar pelo Cronograma Oficial para conhecer melhor as necessidades do seu cabelo. Depois, com o passar do tempo, você pode adaptar da forma que achar necessário.


Agora vou explicar a importância de cada etapa.

1º Hidratação: Essa etapa é responsável por manter a água natural do fio. Se o seu cabelo esta muito seco, a hidratação é muito importante. A hidratação é a unica etapa que você pode fazer quantas vezes quiser na semana que não danifica seu cabelo. Nas embalagens dos produtos vem especificando se o produto é hidratante, mas tem vários ingredientes que pode te ajudar na escolha, tipo: babosa, vegetais, açúcar, mel, bepantol, entre outros.

2º Nutrição: A nutrição devolve as vitaminas e a gordura natural dos cabelos, fechando as cutilas do fio. Se o seu cabelo esta sem brilho, com pontas duplas e com muito frizz, falta nutrição. Essa etapa deve ser intercalada com a hidratação, porque se você não hidratar antes as vitaminas não seguram o fios pela falta de água. Cabelos oleosos também tem que fazer essa etapa, e é mais aconselhado os óleos vegetais. Os ingredientes indicados nas mascaras nutritivas são os óleos e as manteigas vegetais.

3º Reconstrução: A reconstrução repõe a massa, as proteínas e aminoácidos para os fios, além de fortalecer. Essa etapa é indicada para cabelos danificados, muito fino, elástico e que passa ou já passou por procedimentos químicos . A reconstrução é a unica etapa que não pode ser feita varias vezes, por causa da queratina, que em excesso pode quebrar o fio. O recomendado, dependendo da necessidade do cabelo, no máximo duas vezes no mês. Os ingredientes são: proteínas, aminoácidos e queratina. 


Foi esse rotina que me ajudou a recuperar meu cabelo. Não foi de um dia para o outro, demorou uns 4 meses para eu conseguir ver meu cabelo crescendo mais saudável e a quebra dos fios diminuírem. Hoje, não abro mão do Cronograma Capilar, mesmo meu cabelo estando recuperado vou continuar fazendo sempre.




Espero que tenham entendido um pouco sobre o Cronograma Capilar. No próximo post vou mostrar os produtos que eu uso para vocês. 

Deixem nos comentários o que vocês acharam, vou adorar saber!






Beijos...


Nenhum comentário :

Postar um comentário